Sábado, 23 de Novembro de 2024

Buscar  
goiania

Publicada em 12/09/22 às 15:51h
Com troncos que caem em ruas, prefeitura produz média de 50 bancos por mês em Goiânia
Além de assentos, administração municipal usa matéria-prima para produzir pergolados e mesas, que são incorporados ao mobiliário de 1.350 praças da capital, CMEIs e órgãos públicos.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia

Comurg afirma que utilização de madeira reciclada é prática sustentável que reduz volume de lixo no Aterro Sanitário. Árvores mais reaproveitadas são Angico, Jamelão, Sete Copas e Sibipiruna.  (Foto: Luciano Magalhães/Comurg)

A Prefeitura de Goiânia produz, em média, 50 bancos por mês com troncos de árvores que caem em ruas e avenidas. O serviço faz parte do cronograma diário de atividades da administração municipal e é executado pela equipe da marcenaria da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que constrói também pergolados e mesas. Esse mobiliário está distribuído pelas 1.350 praças da cidade, CMEIs e órgãos públicos.

O trabalho começa com a remoção dos troncos caídos em vias públicas. Em seguida, o material é levado para o Aterro Sanitário, onde há uma tenda da marcenaria. Com o auxílio de motosserra, colaboradores cortam e aparam as toras, que são transformadas em pranchas de madeira de até 1,4 metro de comprimento. As árvores mais utilizadas são Angico, Jamelão, Sete Copas e Sibipiruna.

Uma vez cortadas, as pranchas seguem para a sede na Vila Aurora, onde se transformam em matéria-prima para construção de bancos, por exemplo. Eles são montados com parafusos e depois lixados e envernizados. A instalação também é feita pela equipe da marcenaria, formada por 50 funcionários no total.

A manutenção também fica a cargo da companhia, que frequentemente realiza trocas e reparos em peças deterioradas e substituições completas quando necessário. O presidente da Comurg, Alisson Borges, destaca a importância do serviço prestado. “O banco onde os moradores descansam na praça do bairro é sinônimo de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. O reaproveitamento da madeira faz com que menos árvores sejam cortadas e ainda reduz o volume de lixo no Aterro Sanitário”, pontua.




(62)9670-9677




Hora Certa


Milk Shake
Peça sua Música

  • Antônio rosa
    Cidade: Jussara Go
    Música: Fico assim sem vc
  • Thales Vinicius
    Cidade: Goiânia
    Música: Vai Lá - Maiara e Maraisa
  • Hiago Pereira
    Cidade: Jussara
    Música: Se tiver meu ype florido
  • LANNYS FERREIRA
    Cidade: AVEIRO PORTUGAL
    Música: grelo so fe
  • Wender Cleiton Gonçalves
    Cidade: Jussara
    Música: Flor Mais Linda de Lyandro Rodrigues
  • Renato Damas De Mendonça
    Cidade: Jussara Goiás
    Música: Zé Neto e Cristiano e Ana Castelo - foi intenso
Publicidade Lateral




Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 998553






Converse conosco pelo Whatsapp!
Kompleta FM DiGiTaL- A rádio que veio para fazer Diferente.
Copyright (c) 2024 - Kompleta FM DiGiTaL - Todos os direitos reservados