(Foto: Reprodução)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 iniciam nesta segunda-feira, dia 27 de maio, e vão até o dia 7 de junho. Os interessados devem se inscrever através da página dos participantes do ENEM, utilizando CPF e senha do portal do Governo Federal gov.br. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00, pode ser paga até o dia 12 de junho, por boleto bancário, PIX, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou que o resultado das solicitações de isenção da taxa foi publicado em 13 de maio, mas a aprovação da isenção não garante a inscrição automática. Todos os participantes, inclusive os isentos, devem completar a inscrição para garantir a participação no exame. Os treineiros, ou seja, estudantes que ainda não concluirão o ensino médio em 2024, também podem se inscrever, mas seus resultados não serão válidos para o acesso ao ensino superior, servindo apenas para autoavaliação.
A edição de 2024 do ENEM será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, os participantes responderão às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com uma duração total de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com uma duração de 5 horas.
Criado em 1998, o ENEM avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação. As instituições privadas de ensino superior também utilizam as notas do ENEM para selecionar estudantes, e os resultados servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, os resultados individuais do ENEM podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o INEP, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.
Para mais detalhes sobre o exame e o processo de inscrição, acesse o edital do ENEM 2024 ou visite o site oficial do INEP.