
(Foto: Mantovani Fernandes)
A cidade de Goiás comemora, na próxima semana, o seu 296º aniversário. Para celebrar a data, a capital goiana será transferida ao município - que inicialmente levava o título - por três dias, a partir desta segunda-feira, dia 24. Trata-se de uma tradição realizada anualmente pelo governo estadual, desde 1983. A Assembleia Legislativa estará representada na solenidade pelo primeiro vice-presidente corregedor, Cairo Salim (PSD).
As atividades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário serão instaladas de forma simbólica na cidade. As datas contam, também, com uma ampla programação, incluindo inaugurações e visitas do governador Ronaldo Caiado (UB), representantes dos poderes e demais autoridades políticas.
Cronograma
O evento terá início às 8h30, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no Centro da cidade, com solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Às 10h30, está prevista visita ao Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário. Em seguida, às 11h30, ocorrerá a instalação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), na Casa de Fundição.
Já às 15 horas, será instalada a Defensoria Pública-Geral do Estado de Goiás (DPE-GO), no Colégio Sant'Ana e, às 16 horas, haverá a instalação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), na sede da administração do município. Por fim, às 18h30, será realizada solenidade para entrega de Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz, seguido de coquetel no Quartel do Vinte.
Na terça-feira, 25, as atividades serão iniciadas às 9h20 com a instalação da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás. Ronaldo Caiado receberá a Comenda Luiz Caiado de Godoy. A data conta, ainda, com show de Alceu Valença, na praça de eventos Boadyr Veloso, a partir das 21 horas.
O cronograma na cidade será encerrado na manhã de quarta-feira, dia 26, após missa de inauguração da restauração da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, situada no Povoado de Areias, com previsão de início às 8 horas.
História
Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a cidade de Goiás foi capital goiana até o ano de 1937, quando o título foi concedido a Goiânia. Entretanto, desde o ano de 1983, ocorre uma mudança simbólica para a cidade, por ocasião de seu aniversário, celebrado no dia 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de Sant'Anna, no dia 26.
A transferência da Capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983, durante o Governo Iris Rezende. Em 1988, veio a Lei nº 10.460 , que em seu artigo nº 346 determinou que a data fosse, a partir de então, feriado em todos os órgãos públicos do Estado.
De forma anual, o Governo estadual assina, no período, atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida, também, de forma simbólica, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das Leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018, e nº 24.425, de 18 de março de 2019.