
(Foto: Reprodução)
Festa de Trindade 2018, iniciada em 1840, quando um casal de religiosos encontrou uma pequena imagem de barro representando a Santíssima Trindade, começa nesta sexta-feira, dia 22 de junho, e vai até o dia 1º de julho e promete, novamente, trazer muitos fiéis à capital da fé, a maior festa religiosa do Centro-Oeste e a segunda do Brasil, perdendo apenas para a Festa de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo. A expectativa para este ano é de que mais de 3 milhões de romeiros visitem a Romaria do Divino Pai Eterno 2018.
O reitor do Santuário Basílica, padre Edinísio Pereira, afirma que já está tudo pronto para receber o romeiro, inclusive com algumas novidades para melhorar o atendimento para quem procura a capital da fé nestes 10 dias de festa. "Vamos ter 22 novos banheiros com vasos sanitários, dois deles com chuveiro e um fraldário, tudo para atender melhor também o público feminino. No total teremos 80 banheiros para atender os romeiros durante toda a Festa do Divino Pai Eterno".
SEGURANÇA
De acordo com o 22º Batalhão da Polícia Militar, cerca de 2.500 homens vão atuar na segurança da romaria durante os dez dias da festa, que contará ainda com o apoio de tropas especiais como o Batalhão de Choque, a Rotam, o Graer, Cavalaria e Giro. Além disso, a Polícia Militar contará também com estrutura com bases elevadas de dois andares, modelo este adotado do carnaval da Bahia. Serão utilizados ainda 15 câmeras de vídeo colocadas em pontos estratégicos de maior movimentação que vão monitorar a festa.
Durante toda a Romaria do Divino Pai Eterno 2018 serão realizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões. Inúmeros batizados, confissões, vigílias e alvoradas também estão previstas, além é claro de eventos já tradicionais da Festa de Trindade como o desfile de carros de boi, as cavalgadas, entre outras manifestações de diversas comitivas que chegam de todos os cantos do Estado de Goiás e também de outros Estados.
Festa tradicional atrai fiéis de diversas partes do mundo: celebração mistura religiosidade, comércio e festejos do "mundo"(FOTO:GOVERNO DE GOIÁS)