
(Foto: Reprodução)
A partir desta sexta-feira (28), os bancos e instituições financeiras devem disponibilizar o PIX por aproximação, permitindo transferências apenas aproximando o celular da maquininha, como já acontece com cartões de crédito e débito.
Além disso, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. Com isso, os clientes não precisarão abrir o aplicativo do banco para realizar o pagamento. No entanto, apenas o Google recebeu autorização do Banco Central (BC) até o momento para operar essa modalidade.
A nova funcionalidade visa tornar as transações mais rápidas e práticas do que o tradicional PIX via QR Code. Para utilizá-la, basta abrir o aplicativo do banco, selecionar a opção de pagamento por aproximação e encostar o celular na maquininha. O procedimento pode variar conforme a instituição financeira.
Para quem utilizar o PIX via carteiras digitais, será necessário vincular a conta bancária, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito. Inicialmente, as transações terão um limite de R$ 500, mas esse valor poderá ser ajustado pelo usuário.